Aécio Neves Biografia: Política que vem de berço

Fonte: Imagens do Google

No dia 10 de Março de 1960, em Minas Gerais/Belo Horizonte, chegava ao mundo Aécio Neves da Cunha. Filho do ex-deputado federal Aécio Ferreira e neto de do ex-presidente da República Tancredo Neves e do deputado federal Tristão da Cunha, Aécio vem de uma família com forte tradição na política.
O avô materno, Tancredo Neves, foi presidente da República em 1985, um dos maiores estadistas da história do Brasil e figura decisiva na redemocratização dos anos 80, quando o país pôs fim a 20 anos de ditadura militar. Tancredo exerceu funções de destaque na República, entre elas a de ministro da Justiça no segundo governo do presidente Getúlio Vargas, primeiro-ministro no regime parlamentarista, durante o período do presidente João Goulart, e governador de Minas, além de deputado federal por vários mandatos e senador.
Do lado paterno, o avô é Tristão Ferreira da Cunha, foi signatário do Manifesto dos Mineiros, de 1943, um dos marcos do movimento que derrubou a ditadura do presidente Getúlio Vargas, na década de 40. Deputado estadual e federal em diversos mandatos, ocupou o cargo de secretário estadual da Agricultura, Indústria, Comércio e Trabalho do governador Juscelino Kubitschek, entre 1951 e 1953.
Já seu pai, o advogado Aécio Cunha, exerceu oito mandatos consecutivos, dois como deputado estadual e seis como federal, entre 1955 e 1987. Defendeu durante mais de 30 anos os interesses do Vale do Mucuri e do Norte de Minas. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas e exerceu o cargo de líder do Partido Republicano (PR). Na Câmara dos Deputados, atuou como membro das Comissões de Orçamento, de Fiscalização Financeira e Tomada de Contas, de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia. Sempre acompanhou a trajetória política do filho, a quem ajudou como conselheiro e nas articulações partidárias em Minas Gerais. 

Uma resposta to “Aécio Neves Biografia: Política que vem de berço”

  1. Anonymous Says:

    Muito bacana saber que o senador Aécio já vem de uma família assim. Sou apaixonada pelo Tancredo Neves, espero que ele possa realmente seguir os passos do avô. O Brasil tá precisando dar uma sacudida na política. Boa Sorte Aécio, estou com vc!

Deixe aqui sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: