AÉCIO NEVES PRESIDENTE: Aécio sobre Civita e Ruy Mesquita

941606_577014652343420_1265309333_n

Hoje, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, comentou em sua coluna, na Folha de São Paulo, a coincidência da perda de dois dos mais expressivos nomes da história da imprensa e da comunicação no Brasil: Roberto Civita e Ruy Mesquita, num curto espaço de tempo.

Roberto Civita era diretor editorial e presidente do conselho de administração do Grupo Abril, e Ruy Mesquita, diretor do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Não convivi com Ruy Mesquita, mas me lembro, ainda muito jovem, das referências que meu avô,Tancredo Neves, fazia à maneira inteligente e corajosa que o “Estadão” e o “Jornal da Tarde” encontravam para denunciar a censura da ditadura militar (…) Eram usados trechos de “Os Lusíadas”, de Camões, e receitas de bolo, em substituição aos textos e fotos cortados pelos censores.”, declarou Aécio, explicando que dessa forma, os leitores eram informados da violência que era praticada contra a democracia.

Já, sobre Roberto Civita, o presidente do PSDB esclarece que, embora pertencendo a uma geração diferente, teve o privilégio de ter a amizade do diretor editorial e presidente do conselho de administração do Grupo Abril.

Um dos homens mais extraordinários que conheciEm nossos encontros, demonstrava uma crença sempre otimista em relação ao Brasil, mesmo diante dos grandes problemas estruturais e das mazelas da conjuntura política”, declarou Aécio.

Para Aécio, Roberto Civita viveu e morreu sem perder a capacidade de sonhar com um Brasil que investisse na educação de qualidade para que pudéssemos construir um futuro melhor. Aécio, ressalta também o fato de Civita ter levado ao extremo o seu compromisso e o seu amor pelo Brasil fazendo um jornalismo destemido, enfrentando interesses poderosos, não se submetendo a nenhum tipo de pressão.

As biografias de Civita e Ruy Mesquita se cruzam em diversos pontos, em particular na resistência ao arbítrio. Eles são merecedores das justas homenagens prestadas nos dias recentes, às quais aqui me associo.”, afirmou o líder tucano, concluindo: “Felizmente, vivemos hoje numa sociedade consciente da importância de mantermos intactas as conquistas democráticas pelas quais tantos lutaram e, em especial, a plena liberdade de imprensa.”

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe aqui sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: