AÉCIO NEVES PRESIDENTE: FHC em entrevista para o programa Roda Viva

aecio neves presidente

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou como sociólogo, e não político, em entrevista para o programa Roda Viva, da TV Cultura, apresentado por Mario Sergio Conti. Os entrevistadores foram Lilian Shuatz, historiadora, antropóloga e professora da USP, Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do grupo O Estado de São Paulo, Sérgio D’Ávila, diretor executivo da Folha de SP, Lourdes Sola, cientista política, Plínio Fraga, jornalista, o cartunista Paulo Caruso e alguns twitteiros.

 Eleito na última quinta-feira para ocupar a cadeira nº 36 da Academia Brasileira de Letras, FHC falou, entre outros temas, sobre as manifestações realizadas no país e sobre seu livro “Pensadores que Inventaram o Brasil”, que trata de intelectuais que elaboraram grandes teorias sobre o país.

“O que vemos é a falência dos órgãos públicos há muito tempo. Esses são os problemas que afetam as pessoas, é uma crise das vidas cotidianas, e não das instituições”, disse durante entrevista. Também citou um artigo que produziu em 2011 sobre o que seriam as futuras demandas das “classe emergentes”, com foco na qualidade de vida, para explicar parte da crise. “Não é a demanda sindical, do salário, é a de viver melhor. E outro componente, a decência. Há uma indignação em função do processo de corrupção que atingiu vários setores”, avaliou.

 Indagado sobre suas críticas à proposta da presidente de chamar uma constituinte para realizar a reforma política, quando ele mesmo já defendeu uma constituinte específica para a reforma política, tributária e judicial em 1998, FHC foi taxativo: “Eu errei”. 

Para o tucano, a reforma política deveria ser discutida no Congresso. Segundo ele, o tema é muito complexo para ser discutido apresentado em plebiscito. Essa é também a opinião que o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, tem sobre o assunto. Seu companheiro partidário definiu sua entrevista para o programa como excelente.  

Tags: , , , , , , , ,

Deixe aqui sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: