AÉCIO NEVES PRESIDENTE: Plebiscito chega ao Congresso para discussão

Nesta segunda-feira (01), o Congresso começou a discutir a possibilidade de consultar a população sobre a reforma política, ainda este ano, com o plebiscito. No pedido ainda não constam as perguntas que devem entrar no documento, a presidente disse que vai apenas sugerir temas, como o financiamento de campanha e o sistema de voto, tudo em linhas gerais.

O pedido não obriga o congresso a levar a proposta adiante. Senadores e deputados precisam fazer e aprovar um projeto de decreto legislativo, só assim o plebiscito pode ser feito. Hoje, os líderes dos partidos da câmara vão analisar a viabilidade da consulta. Como não há consenso, já se fala na criação de uma comissão para continuar discutindo o assunto.

“Precisamos fazer uma reforma para dar maior representatividade aos partidos políticos, para dar mais eficiência ao processo político e assim, mais conexão dele com a sociedade”, opinou o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB.

Antes mesmo da definição do congresso, o Tribunal Superior Eleitoral já está levantando o custo e possíveis datas para o plebiscito, conforme solicitado pela presidente. Ontem foi a última sessão antes do recesso e a presidente do TSE disse que se reunirá com os presidentes do TREs para tratar do assunto.

Assista na íntegra: http://migre.me/fhyAu

Tags: , , , , , ,

Deixe aqui sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: