AÉCIO NEVES PRESIDENTE: Fernando Henrique Cardoso, o mais novo imortal da ABL

aecio neves presidente

Na última quinta-feira (27), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi eleito imortal para a Academia Brasileira de Letras (ABL) com 34 dos 39 votos possíveis. Doutor em sociologia e professor emérito da Universidade de São Paulo, FHC também lecionou em universidades como Stanford (EUA) e Cambridge (Inglaterra). Entre suas obras, destaca-se “Dependência e Desenvolvimento na América Latina” (1969), com Enzo Faletto.

“Não houve nenhuma forma de pressão exercida por mim ou por meus colaboradores. Não fiz campanha, porque acho que é daquelas grandes questões: ou as pessoas acham que você tem mérito ou não acham”, disse Fernando Henrique, que ocupará a cadeira número 36, cujo patrono é o poeta Teófilo Dias (1854-1889) e que teve entre seus ocupantes o diplomata José Guilherme Merquior (1941-1991). Sua posse deve ser marcada em um prazo de 60 dias a contar da data da eleição.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, participou do encontro que celebrou essa eleição. Em entrevista destacou a importância do ex-presidente como cientista social e estadista. “Foi algo extremamente positivo para o Brasil e para a própria academia. É um reconhecimento à obra daquele que é hoje o mais contemporâneo dos pensadores brasileiros e o maior estadista do Brasil moderno. Acho que é o reconhecimento a alguém que, com enorme capacidade intelectual, colocou o seu conhecimento a serviço do Brasil. Nós, brasileiros, devemos muito também ao espírito público desde grande novo acadêmico. Espero que ele se renove com esta eleição porque ele ainda tem muita contribuição a dar ao Brasil”, disse.

Tags: , , , ,

Deixe aqui sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: