AÉCIO NEVES PRESIDENTE: Ata do BC derruba anúncio da meta para inflação

aecio neves presidente

Um dia após o anúncio de que a inflação deste ano ficaria dentro da meta oficial de 4,5%, o Banco Central  (BC) divulgou ata do Comitê de Política Monetária (Copom) mantendo o índice de 5,81% para 2013. “Em momentos como o atual, a política monetária deve se manter especialmente vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação como o observado nos últimos 12 meses persistam no horizonte”, informa a ata.

 Para o deputado federal Valdivino de Oliveira (PSDB-GO), integrante da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, os números apresentados pelo BC contrariam as perspectivas excessivamente otimistas. Ele avalia que a atual crise econômica é um problema de difícil solução, já que não são adotadas políticas econômicas que reduzam o impacto da desvalorização do Real. “O câmbio depreciou o Real em quase 15% nos últimos dois meses, o que se traduz em inflação, principalmente em produtos importados. Isso vai gerando uma pressão inflacionária e o governo não tem adotado nenhuma política para conter. E à medida que isso vai ficando mais visível, a gestão vai tendo que recorrer a recursos como a indexação de rendimentos da economia e o corte de salários”, alerta.

Como dito ontem pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), que afirmou que as expectativas em relação ao país vêm piorando devido a erros cometidos. “O Brasil não precisa de ufanismo nem de avaliações distantes da realidade neste momento ruim da economia. Até porque essa postura compromete o diagnóstico dos problemas que o país precisa enfrentar”, disse.

Tags: , , ,

Deixe aqui sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: