AÉCIO NEVES PRESIDENTE: Inflação e gastos públicos são sim um problema

aecio neves presidente

Em sua coluna na Folha de São Paulo de hoje, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, falou sobre as declarações de que a inflação não é motivo de preocupação e que as contas públicas estão sob controle. Fatos não comprovados pela ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que mostra a crescente elevação dos gastos públicos, o que acaba elevando a pressão inflacionária.

“Nos últimos dois anos, a inflação do setor de serviços manteve-se acima de 7,5% ao ano. A inflação dos alimentos, aquela que atinge e penaliza as famílias mais carentes, chegou, em junho deste ano, a quase 13% . Muito acima da inflação média. Se a prévia de julho, felizmente, veio menor, a explicação está na sazonalidade dos preços dos alimentos e no congelamento das tarifas de transporte, resultante dos movimentos de protesto em junho, e não na política econômica”, afirmou o tucano.

De janeiro a maio deste ano, o gasto público cresceu R$ 40 bilhões, uma expansão de 13%, o mesmo ritmo de crescimento dos primeiros cinco meses de 2012. No mesmo período, o crescimento do investimento público, de acordo com dados oficiais divulgados pelo Tesouro Nacional, foi de só R$ 604 milhões.

Apesar do crescimento exponencial do gasto federal, o investimento ficou praticamente estagnado. A expansão concentrou-se nas despesas de custeio, que pressionam a inflação, apontando uma menor economia fiscal no futuro. O principal mal causado ao país está sinalizado, no parágrafo 21 da ata do Copom: o documento aponta, como fator de restrição à retomada do crescimento, a desconfiança das famílias e das empresas no governo e em sua política econômica. “Sem confiança, as famílias não consomem, os empresários não investem e a economia não anda. Sem o diagnóstico correto, a terapia pode acabar agravando a doença”, finalizou Aécio.

Tags: , , , , ,

Deixe aqui sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: