AÉCIO NEVES PRESIDENTE: PIB para 2013 caiu 2,31%

aecio neves presidente

Em editorial divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisa Focus fala sobre os sinais do Banco Central (BC) de aperto na política monetária.O crescimento esperado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2013 caiu de 2,31% para 2,28% e o de 2014 caiu muito mais, de 2,80% para 2,60%. É o que estimam as opiniões semanais das consultorias econômicas do BC. Um controle monetário mais apertado tende a desencadear uma desaceleração maior na atividade econômica. Se a desaceleração já estava em curso, o efeito de juros em alta sobre o produto bruto poderá ir além do que se pretende.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, falou sobre os dados divulgados. “Infelizmente, as previsões mais pessimistas se confirmaram e o PIB do primeiro trimestre ficou abaixo das expectativas do mercado. Constatamos, mais uma vez, que a economia brasileira continua emperrada, crescendo muito menos que o necessário para o país”, disse.

Ainda segundo o editorial, num ano eleitoral como 2014, o efeito da queda do produto que a Focus estima pode ser pesado. Se o crescimento do PIB for 2,6%, a média anual do quatriênio será de cerca de 2%. Porcentual que não bastará, provavelmente, para assegurar um aumento da demanda de mão de obra e uma alta real de salários como se viu nos últimos anos.

“Novamente, também, as previsões oficiais se mostraram irreais. O que até pouco tempo atrás era apregoado pela equipe econômica como piso para nosso PIB, agora vai se tornando um sonho distante, quase inalcançável. Caminhamos para o terceiro ano perdido para a economia brasileira. Cabe ao governo federal apresentar ao país, com clareza, as razões pelas quais as projeções oficiais cada vez mais se distanciam da realidade e explicitar quais as medidas serão tomadas para a reversão desse quadro”, finalizou o tucano.

Tags: , , , ,

Deixe aqui sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: