AÉCIO NEVES PRESIDENTE: Aécio Neves sobre o descaso com as políticas sociais e a Educação no país

16a80-capturadetela2013-05-28acc80s08-43-26

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, abordou em sua coluna, no jornal Folha de São Paulo, as políticas sociais adotadas no país a partir de 2003 e mostrou os limites desses modelos e o descaso com os mesmos.

Para ilustrar o problema, Aécio utilizou dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2012, divulgados pelo IBGE. A pesquisa aponta que há 10 anos, 13,2 milhões de brasileiros, de 15 anos ou mais, eram analfabetos. Já de 2011 para 2012, mais 300 mil pessoas entraram nessa estatística. No Nordeste, a taxa de analfabetos na mesma faixa etária ultrapassa 17% da população, o que demonstra a permanência de imensas diferenças regionais.

O crescimento da desigualdade é evidente: 1% dos brasileiros com rendimentos mais elevados ganham 87 vezes mais do que os 10% dos brasileiros com os rendimentos mais baixos. Em 2011, esta diferença era de 84 vezes (...) O apagão de mão de obra qualificada se aprofunda pela baixa escolaridade do trabalhador e pela sua frágil formação para o mundo cada vez mais exigente do trabalho.”, relatou o senador.

Para Aécio esses dados sobre o analfabetismo no país, mostramo menosprezo à mais poderosa alavanca de transformação social: a educação. Segundo o tucano, em 1990 o PSDB implantou os programas de transferência de renda, que continuam sendo fundamentais, para funcionar como ponto de partida para conquistas sociais importantes e definitivas para as famílias cadastradas. Porém, não imaginou que, hoje, eles seriam usados para administração da pobreza, ao invés de investir em formas efetivas para a sua superação.

Precisamos ter coragem de fazer avançar as políticas sociais no país, para que elas sejam de fato instrumento de travessia na vida de milhões de brasileiros”, concluiu o senador.

Tags: , , , , , ,

Deixe aqui sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: